quarta-feira, 17 de março de 2010

· Ponte de Cavez, sobre o rio Tâmega
A Ponte de Cavez é uma ponte localizada em Cavez, sobre o rio Tâmega. Foi construída no século XIII e está classificada como monumento nacional desde 1910. É construída por cinco arcos em granito, desiguais, três quebrados e dois redondos. Possui 95 metros de comprimento e cerca de 17 metros de altura.
Esta foi mandada construir por Frei Lourenço Mendes que foi sepultado junto a esta. No túmulo foi gravada a inscrição: ” Esta é a ponte de Cavez e aqui jaz quem a fez.”
Segundo uma lenda, os conterrâneos duvidaram da sua capacidade em concluir a grandiosa obra. Mas a obra fez-se. E quando concluída, pode-se verificar a sua solidez, finalmente admirada e elogiada. Mestre Lourenço Mendes sente tanta alegria que morre fulminado.


· Ponte velha de Cavez
Ponte de estrutura simples com um arco composto por aduelas de bom aparelho, algumas das quais, de lado norte estão situadas denunciando a sua filiação romântica. As pedras de enchimento lateral do arco são irregulares e de aparelho frustre. O tabuleiro é plano com 22metros de comprimentos e rodando os 2,5 metros de largura com guardas de ambos os lados, cuja altura oscila entre os 30 cm do lado norte e 65 cm do lado sul. Que encaixam por entalhes. Na guarda do lado direito do lado sul encontra-se gravada uma inscrição “ Ano 1967”, referindo-se certamente a uma acção de restauro desta ponte.

A Casa de Vila Franca

A Casa de Vila Franca localiza-se fora do aglomerado de casos de Cavez no vale do Tâmega. A sua localização é extraordinária, gozando de uma pacatez já não visual nos tempos que correm.
O Casa de Vila Franca está totalmente recuperado. Honra o cuidado de manter a mesma traça não adulterando o originário.
Nas suas propriedades contíguas á casa é cultivado e produzido um excelente vinho tinto dos mais apreciados nesta região.

Casa do Souto

Casa brasonada que se situa no centro desta localidade. É uma construção originária do séc. XVII sofrendo alterações arquitectónicas no séc. XVIII onde se pode destacar a sua fachada principal na qual está localizado o seu brasão.
Construção sólida em granito com um estilo muito próprio e bonito. O seu estado de conservação é impecável bem como o restante espaço envolvente.
Na parte traseira da casa encontra-se em espaço (jardim) acolhedor onde se pode usufruir de um sossego e de uma paisagem paradisíaca. Local que poderá ser escolhido por qualquer escritor para ai se poder inspirar na escrita das suas memórias.
A casa do souto é a única casa brasonada desta freguesia em que o actual proprietário é ainda descendente dos fundadores desta mesma casa.
A casa do Souto é pertença do Sr. Doutor Duarte Nuno de Carvalho do Vale e Vasconcelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário